#061.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No episódio de Nº 61 do podcast VERSAR Michele Zgiet lê Garota, mulher e outras... de Bernardine Evaristo e Poema dos Cachorros de Graciela Paz. Participação da Raissa Guse e recadinho da Maria Flor. 

EDIÇÃO DIA DAS MÃES | No episódio de Nº 61 Michele Zgiet lê Bernardine Evaristo e Gabriela Paz.

Você escuta em: www.podcastversar.com

Michele Zgiet: Sou professora de literatura de-formação (letras -UFRGS-2005), amante dos livros, doula de textos, mãe da Cecília. Trabalho com manifestações da linguagem e curas. Sou pessoa que dança. Sou pessoa que ouve e conta histórias. Pesquisadora de Teorias Antropológicas do Imaginário e em Educação, comprometida com direitos humanos, feminismo e luta anti racista. Fundo países imaginados como as Ilhas Gadilhas 2010-2012), fundo comunidades, escrevo projetos que ganham recursos para existirem. Já morei numa ilha quando fui Arteducadora responsável pelo setor pedagógico no Ecomuseu Ilha Grande-UERJ. Acho que estou me tornando editora, nascendo junto com o Orisun Oro, projeto que coordeno juntamente com Eliane Marques e que recebeu financiamento da Fundação Marcopolo na área de diversidade linguística agora em 2021. Através do Orisun Oro (“a fonte da palavra”) estaremos realizando tradução em edição bilíngue de livros inéditos no Brasil escritos por poetas negras Latino Americanas e Caribenhas (tradutoras negras, editoras negras, designer e consultoras negras, revisoras negras- porque sim). Sou professora de literatura na Escola de Poesia (em Porto Alegre), mas acho que somos todos livros, por isso trabalho com a produção de ficções que quase nunca se transformam em livros de papel. Gosto muito de livros, mas gosto mais de pessoas, por isso não gosto da ideia de ler um livro sozinha e nunca mais falar sobre ele. Quero dividir minhas leituras, minhas escritas, minhas vivências. Porque se eu tiver que escolher entre a arte e as pessoas, tenho certeza que não estamos falando da mesma coisa. Gosto de viver, também. E descansar. E comer bem: Libra-touro-touro. E de criar uma maternidade que seja boa pra mim. E de criar pequenos respiros de um mundo mais bacana (O que a gente quer não existe ainda). Tenho um pé na dança, um pé na performance (posso dizer que sou artista) e tenho experimentado formatos que dêem conta de todos meus amores, incluindo participações nos podcasts do Ver.sar. Gosto de estar produzindo memórias e conhecimento em ambiente não- formal, de testar outras formas e conceitos de educação, de exercer arte-literatura do meu jeito. Quero tratar a vida como trato a ficção: acreditando em tudo, mesmo que nada seja verdade. Acho que juntos podemos viver de amor, de arte e de literatura. Literalmente.

Menções no episódio:

 

Intagram: @orisun.oro @literalmentezgiet @poesiaescolade

 

Apoie Podcast VERSAR

 

Você escuta esse e outros episódios em www.podcastversar.com

E nas plataformas:

Youtube

spotify

deezer

google podcasts

apple podcasts

anchor

castbox.

 

Gostou? Envia um comentário por texto ou áudio. Mensagens de voz por aqui: https://anchor.fm/podcastversar/message ou pelo whatsapp 48 998351095

 

Produção e Curadoria: @priscilacostaoliveira

Apresentação: Priscila Costa Oliveira e Maria Flor

Convidada: Michele Zgiet

Participação especial de Raissa Guse

Vinheta: @vineschmitt

Musicas: Find Your Way Beat e Bella Bella Beat de Nana Kwabena

 

WhatsApp Image 2021-05-04 at 14.08.21.jp
WhatsApp Image 2021-05-04 at 14.08.48.jp