#064.png

No episódio #064
Marta Mencarini lê Bianca Dias

No episódio de Nº 64 a convidada é a artista Marta Mencarini lê Névoa e Assobio de Bianca Dias

Marta Mencarini Guimarães é Doutoranda em Arte pela Universidade de Brasília UnB, na linha de Poéticas Transversais com bolsa CAPES. Possui Mestrado em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília UnB (2010), Bacharelado em Artes Visuais pela Universidade de Brasília UnB (2007) e Licenciatura em Artes Visuais pelo Centro Universitário Claretiano CUC (2018). Desenvolve pesquisas sobre feminismos e maternagem na arte contemporânea. Tem experiência na área de artes, transitando pela história da arte, pintura, fotografia, performance, intervenção urbana, arte tecnologia e vídeo. Professora Substituta/visitante do Instituto de Artes IDA, Departamento de Artes Visuais VIS da Universidade de Brasília UnB (2019 - 2020). Coordenadora do projeto Mapeamento Arte e Maternagem (AeM), integrante do Coletivo Matriz e do Grupo Mesa de Luz. Licença Maternidade (outubro 2016 - abril 2017).

Sinopse do livro Névoa e Assobio de Bianca Dias

O livro de Bianca Dias nos apresenta uma experiência de atravessamento e de elaboração. Apresenta-nos, sobretudo, uma ética-estética da existência, irmã gêmea do “amor fati” nietzschiano. Como se na perda estivesse guardada uma prenda, como se na doença estivesse guardada uma dança. Como se no fundo do silêncio aterrador estivessem guardadas palavras aladas que atravessam o trauma e compõem uma trama. Nessa trama, que se impôs pela necessidade, palavras silenciosas e silêncios eloquentes se sucedem e, mais do que revelam, constroem uma máscara de sentido para o abismo sem rosto que fita a todos nós.

A partir da perda de seu filho, Bianca devolve o olhar a esse abismo num exercício de escrita corajoso e nascido dessa experiência, na qual a ausência se torna uma aguda presença. Entretanto, neste livro não encontramos apenas essas palavras aladas. Nele, há um encontro fortuito entre as palavras e os desenhos da artista Julia Panadés, que, num gesto cúmplice, oferece um pouso imagético, um vislumbre de forma e uma possibilidade de costura das bordas.

Para adquirir o livro (Clique aqui)

Menções:

Site da Marta Mencarini

Instagram: @marta.mencarini.art

Instagram: @arteematernagem

Apoie Podcast VERSAR

 

Você escuta esse e outros episódios em www.podcastversar.com

E nas plataformas:

Youtube

spotify

deezer

google podcasts

apple podcasts

anchor

castbox

 

Gostou? Envia um comentário por texto ou áudio.

Mensagens de voz por aqui: https://anchor.fm/podcastversar/message ou pelo whatsapp 48 998351095

 

Produção e Curadoria: @priscilacostaoliveira

Apresentação: Priscila Costa Oliveira e Maria Flor

Convidada: Marta Mencarini

Vinheta: @vineschmitt

Musicas: Find Your Way Beat e Bella Bella Beat de Nana Kwabena

 

nevoa-e-assobio-680x680.jpg

Dias, Bianca. Névoa e Assobio, 2 edição /Bianca Dias: ilustração Júlia Pandés. Belo Horizonte: Relicário, 2017.