No episódio #023 

Carolina Votto lê As mulheres devem chorar... Ou se unir contra a guerra: patriarcado e militarismo de Virginia Woolf

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carolina Votto é professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Filosofia da Educação (UFSC). Mestre em Teoria e História da Arte (2011), pelo Centro de Artes, no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em licenciatura no curso de Filosofia (2006), pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) - RS. Possui experiência como docente e orientadora de pesquisa nas áreas de Estética, Filosofia da Arte e Educação. assim como, ministra cursos independentes sobre Arte e Filosofia Contemporânea. 
E-mail: cghaia@yahoo.com.br.
Link para currículo lattes: lattes.cnpq.br/6311995499245221

O livro é uma coletânea inédita de textos de Virginia Woolf centrados na questão da relação entre masculinismo e militarismo, entre patriarcado e ditadura.

Três guinéus, o livro em que Virginia Woolf desenvolve o argumento de que existe uma estreita conexão entre patriarcado e militarismo, foi publicado, na Inglaterra e nos Estados unidos, em 1938. Nesse mesmo ano, a revista americana, The Atlantic Monthly publicou, em duas partes, uma versão abreviada e reestruturada do livro. “As mulheres devem chorar” foi o título dado à primeira parte, enquanto o título da segunda o repetia, com um acréscimo: “As mulheres devem chorar. Ou se unir contra a guerra”. É em torno desse ensaio e dessa temática que se centra a presente coletânea, acrescida, entre outros, de “Profissões para mulheres”, texto escrito em 1931, focado no tema da dificuldade de acesso das mulheres às profissões liberais, e do comovente ensaio “Pensamentos sobre paz durante um ataque aéreo”, publicado em outubro de 1940, em plena Segunda Guerra e cinco meses antes da morte da autora. Fecha o livro um posfácio de Guacira Lopes Louro, estudiosa de gênero e sexualidade.

Disponível em:

https://www.travessa.com.br/as-mulheres-devem-chorar-ou-se-unir-contra-a-guerra-patriarcado-e-militarismo/artigo/34df0e3f-8344-4858-9792-0045396fbb59

 

 

VER.SAR é um podcast com artistas convidadas a compartilhar leituras de textos sobre práticas artísticas, maternidades e feminismos.
Este Podcast é uma plataforma de comunicação colaborativa que reúne mulheres artistas e seus referenciais textuais, a partir do exercício da leitura e busca criar um arquivo de consulta e compartilhamento gratuito de conteúdo relacionado às questões estruturais e conceituais implicadas em ser mulher na contemporaneidade. As artistas convidadas são mulheres que investigam e discutem os conflitos políticos da vida doméstica e pública produzindo pensamento crítico em nosso contexto e propondo mudanças significativas no mundo da arte.


É preciso Ouvir as mulheres!


ESCUTE, BAIXE E COMPARTILHE!

Site: www.podcastversar.com/

Instagram: @podcastversar
Facebook: www.facebook.com/podcastversar
Soundclound: @versarpodcast

©2018 Podcast VER.SAR arte, maternidade e feminismos.Por Priscila Costa Oliveira.