Buscar
  • VER.SAR

VER.SAR #010 - Flávia Person lê Mariana Berta


No Episódio #010 do PodCast VER.SAR - práticas artísticas, maternidades e feminismos a documentarista e pesquisadora em artes visuais Flávia Person lê Sagu de Mariana Berta. -- Flávia Person é documentarista e pesquisadora em artes. Nascida paulistana, habita a Ilha de Santa Catarina há mais de dez anos, atenta ao redor e às histórias ainda por serem contadas. Acredita nos poderes do amor, das imagens e da força feminista. Viva o Sagu! #EleNão -- Mariana Berta é mestranda em Artes Visuais na (UDESC). Graduada na Licenciatura em Artes Visuais da (UDESC), com intercâmbio para a Faculdade de Belas Artes e também para a Faculdade de Ciências da Educação da Universidade do Porto (U.Porto), em Portugal, com o apoio do Programa Erasmus Mundus. Desde meados de 2016 conduz o Grupo Independente de Estudos de Arte Descolonial, com encontros periódicos no espaço público da Udesc. Tem interesse na relação entre o fazer e pensar enquanto artista, professora e agricultora, articulando epistemologias campesinas comunitárias à sua pesquisa e experimentações no campo das Artes. Em seu Trabalho de Conclusão de Curso na Udesc, intitulado 'Sagu' (2017), com orientação da Profª Drª Telma Scherer, buscou aproximações entre as categorias de arte contemporânea e o contexto campesino, com participação ativa do Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina, MMC-SC, utilizando escrita, fotografia, performance e procedimentos da arte no campo expandido. Entre os principais projetos estão a Interior, exposição coletiva itinerante com proposição e curadoria de Gabi Bresola e Marcos Walickosky, premiada pela rede Sesc de Galerias (2017) e pelo Prêmio Elisabet Anderle (2017) de estímulo à Cultura, com circulação prevista para 2018. Seu principal interesse tem a ver com as tensões do fazer e pensar enquanto artista, professora e agricultora, articulando epistemologias campesinas comunitárias na pesquisa artística, testando categorias do conhecimento que emancipem a capacidade de compreender os problemas históricos, políticos, econômicos e estéticos do sul do mundo.



VER.SAR é um podcast com artistas convidadas a compartilhar leituras de textos sobre práticas artísticas, maternidades e feminismos.

Este Podcast é uma plataforma de comunicação colaborativa que reúne mulheres artistas e seus referenciais textuais, a partir do exercício da leitura e busca criar um arquivo de consulta e compartilhamento gratuito de conteúdo relacionado às questões estruturais e conceituais implicadas em ser mulher na contemporaneidade. As artistas convidadas são mulheres que investigam e discutem os conflitos políticos da vida doméstica e pública produzindo pensamento crítico em nosso contexto e propondo mudanças significativas no mundo da arte.

É preciso Ouvir as mulheres!

ESCUTE, BAIXE E COMPARTILHE!

Instagram: @podcastversar

Facebook: https://www.facebook.com/podcastversar

Soundclound: https://soundcloud.com/podcastversar

Itunes: https://itunes.apple.com/br/podcast/podcast-ver-sar/id1437754281?l=pt

8 visualizações

©2018 Podcast VER.SAR arte, maternidade e feminismos.Por Priscila Costa Oliveira.